Prêmio de arquitetura presta homenagem a arquiteto de Campinas: Ricardo Badaró.

 

Com a proposta de estimular e reconhecer soluções arquitetônicas desenvolvidas exclusivamente para obras na região, a Associação Regional de Escritórios de Arquitetura (Area), de Campinas, está organizando a primeira edição do prêmio de Arquitetura arquiteto e urbanista “Ricardo Badaró”, campineiro e expoente do segmento em todo o país. A iniciativa é aberta para participações de arquitetos, urbanistas e escritórios da região de Campinas, que tenham realizado projetos na região ou no Brasil. As inscrições já se encontram abertas e os vencedores serão anunciados no dia 6 de novembro.

 

Segundo a arquiteta Graça Gargantini, presidente da Area e uma das idealizadoras do prêmio, “todo arquiteto urbanista registrado no Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Brasil pode concorrer nesta premiação, coordenando equipe multidisciplinar, ou atuando sozinho. Ela explica que cada profissional pode concorrer com quantos projetos desejar. “Mas é imprescindível que os projetos tenham ou estejam sendo executados e deverão ter sua comprovação através de fotos reais”. Os projetos serão analisados por uma comissão julgadora, cujos nomes serão indicados pela Expodecor Campinas, promotora, e Area, organizadora do Prêmio.

 

“A premiação é uma forma democrática para a divulgação de projetos de arquitetura e seus autores, levando ao conhecimento público o efetivo papel do profissional e sua importância”, conta Graça, sobre os motivos que levaram a entidade a organizar este evento inédito em Campinas; “Através da divulgação dos critérios de avaliação, o publico passa a ter acesso aos verdadeiros papéis e objetivos que o bom trabalho de arquitetura oferece”.

 

O arquiteto Ricardo Badaró, que será homenageado, foi graduado em arquitetura pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo, titulou-se mestre em Arquitetura pela Universidade de São Paulo em 1987. A partir do mestrado, desenvolve trabalho de pesquisa, publicado em 1996 no livro “Campinas, o Despontar da Modernidade” que versa sobre as
transformações territoriais e propostas urbanísticas ocorridas na cidade de Campinas. Teve atividade profissional diversificada atuando, paralelamente, na área de projetos de arquitetura e urbanismo e na área acadêmica.

 

CATEGORIAS DA PREMIAÇÃO

 

Residencial pequeno porte: residências unifamiliares (novas ou reformas).

 

Residencial médio e grande porte: edifícios multifamiliares verticais, conjuntos de residências horizontal e conjuntos habitacionais de interesse social.

 

Comercial de pequeno porte: construção e/ou interiores de: escritórios de empresas, stands, showrooms, áreas comuns de edifícios, lojas, restaurantes, consultórios e clínicas.

 

Comercial de médio e grande porte: edifícios públicos ou privados destinados a escritórios, sedes de empresas e outros e empreendimentos que compreendam mais de uma categoria ou outras não previstas nas categorias citadas (edifícios de uso misto, onde edifícios destinados à escritórios, convivam com fachada ativa, residências ou outro uso comercial). Também se
incluem nesta categoria os edifícios públicos ou privados destinados a hospitais e centros de saúde, aeroportos, creches, escolas e universidades, clubes, teatros, museus, espaços culturais e locais de culto religioso; edifícios industriais ou condomínios industriais, galpões, depósitos, centros de distribuição, equipamentos urbanos, urbanismo e loteamentos.

 

COMO SE INSCREVER?

 

As inscrições deverão ser feitas até o dia 15 de Outubro, através do link:

https://www.eventbrite.com/e/premio-de-arquitetura-arquiteto-e-urbanista-ricardo-badaro-tickets-50123717388

 

Fonte: Habicamp 

    Leave A Comment